Projeto decoração sustentável para quarto feminino


Características do projeto:

Tema: 

 Índia

Cores: 

 Tons de azuis e roxos.

Cores complementares: 

 verde, vermelho, rosa e dourado.

Priorização da Sustentabilidade: 

Esse projeto visa um quarto com responsabilidade social com o meio ambiente, procurando priorizar material reciclável, de baixo impacto e baixo custo, tentando assim reutilizar o máximo possível. E por ser um projeto de baixa renda queremos mostrar que com pouco pode se fazer muito e ainda ajudar a natureza.

O tema sugerido foi proposto para que tivesse o efeito de um quarto aconchegante por ser muito pequeno, mas ao mesmo tempo tivesse certa sofisticação. Como a cliente gosta de coisas místicas e espiritualizada acho que caiu perfeitamente este tema.

Inspiração: esta minha inspiração para o quarto, acredito que transmite claramente o perfil deste projeto. Tentaremos chegar o mais próximo possível, claro que as cores são mais frias e relaxantes ao contrário da foto abaixo e os materiais utilizados serão menos sofisticados de preferência reutilizados e reciclados.



Lembrando que as fotos acima são apenas uma inspiração para as caracteristicas do projeto. E que esse projeto é um projeto de baixa renda visando a sustentabilidade, tentaremos chegar o mais próximo disto com o material e valores que podemos.

Descrição:

  • ( paleta de cores da coral tema 2012)
  • Cores para Piso:
  • Azul formal, preto luminária e marrom trufa.
  • Cores das paredes:
  • Vista do lago e brilho estelar.
  • Cores para móveis:
  • Vinho de mesa, vermelho escuro – vibrante, castanha do pará.
  •  
  • Significado das cores:


Azul
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. Sentido mais profundo, o azul é a cor da nossa identificação com o planeta, que visto do espaço é de um azul indescritível. Em suas tonalidades mais escuras, o azul é relacionado ao infinito profundo e à eternidade; em seus tons mais claros, ao êxtase místico. Quando existe aversão ao azul ou mesmo medo do azul índigo ou profundo, isso pode significar confusão e instabilidade psico mental, inquietação, ansiedade, inconstância, orgulho e rebeldia, além da necessidade insatisfeita de realização emocional. .
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais. Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho. Daí ser conveniente pintar as paredes de azul em locais sujeitos a muita tensão, atritos e desavenças.
Cromoterapia: O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. A contemplação de azul determina profundidade, sentimento de penetração no infinito, sensação de leveza e contentamento. É a cor preferida das pessoas calmas, seguras, equilibradas e leais. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sensível, incorporativa e unificadora. É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da ética, da integridade e da confiança. Também é asséptico e dez estressante.
Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção. Como com todas as cores, existem muitos tons e matizes de azul que irradiam diferentes energias e nos afetam de diferentes maneiras. Precisa ser usado com cuidado e discernimento, do contrário, pode criar um ambiente frio. Use sempre uma cor quente acompanhando-o. Azul em demasia faz com que a pessoa fique indiferente e retraída; mas o azul ajuda a baixar a pressão sanguínea e a reduzir o stress e a tensão. Também pode deixar-nos com sono.
Azul Turquesa
É uma cor extremamente relaxante e repousante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente para assegurar o equilíbrio. E maravilhosa como cor principal de uma decoração e ajuda a reduzir rapidamente o stress. O turquesa contém azul e verde, ambas as cores relaxantes por si mesmas. 
Cromoterapia: é usada como meio de acalmar o sistema nervoso. Esta cor estimula as pessoas a demonstrarem interesse por você. Ela expressa uma personalidade revigorante, que está facilmente acessível. O azul-turquesa ajuda a clarear seus pensamentos e sentimentos, produzindo clareza em sua comunicação. Se você gosta de usar essa cor nas roupas, quer ser visto como portador de jovialidade e vivacidade. Essa é uma cor refrescante, relaxante e maravilhosamente serena, produz uma vibração constante, que não subjuga ou perturba de forma alguma. Essa cor atenua o estresse e as tensões do corpo. Tem uma aura de vivacidade e percepção, que confere mais clareza de expressão. Essa cor nítida e brilhante tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. Ela é liberal, prestativa e triunfante. O frescor do azul-turquesa oferece a oportunidade de mudança e, por fim, de transformação em seu nível mais elevado.

Azul-claro (azul misturado com branco) É a cor favorita do ser pacífico, afetuoso, carinhoso, idealista, comunicativo, sincero, criativo, perseverante. O uso desta cor pode estar associado com tons quentes de rosa ou laranja, pois sozinho ou com o branco ele pode criar uma sensação de frieza, e muitas vezes levam à introspecção.
Azul esverdeado Produz uma sensação de sofisticação, criatividade, exigência, ordem e egocentrismo.




Azul alfazema Cor que desperta a pessoa para o sentido mais profundo e para seu propósito de vida.
Azul Anil
A sua faculdade de intuição fornece a energia capaz de aliviar o homem da sua consciência, dos temores, frustrações e inibições. Recomendado para: anestesia, analgesia, males dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, doenças dos pulmões, pneumonia, febres, doenças da pele, excitabilidade mental, obsessões. O Azul-escuro é considerado uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a certa falta de coragem ou monotonia. A energia do azul escuro remove as impurezas, clareando as percepções.  A cor azul produz um efeito relaxante e tranquilizador.
Decoração: O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associada à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono.  Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.
Cromoterapia: transmite esperança e serenidade, tem efeito calmante sobre o sistema nervoso e a atitude mental. Confiante, conservador, responsável, tranquilo, introspectivo, perspicaz, intuitivo, inteligente e sábio. O uso do azul pode ser muito eficaz e pode causar em nós um efeito profundo. Ele traz à tona o melhor das pessoas; Quando usado com o amarelo, o azul ativo a mente e a intuição. Usado com o vermelho, ele faz manifestar as emoções e fortalece as opiniões. Com o rosa, traz à tona o lado afetuoso da nossa natureza. O azul-escuro com cor-de-pêssego estimula a criatividade; o azul-escuro com o laranja faz aumentar a capacidade de comunicação e estimula a verdadeira responsabilidade. . Em geral, essa cor reduz o calor e a inflamação do corpo. O azul promove serenidade e elimina tensões, estresse e dores de cabeça.
Feng-Shui: O azul assinala a entrada nos domínios mais profundos do espírito e uma das suas qualidades mais sutis é a aspiração. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessas coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas. É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, antisséptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo. Vestir-se de azul sugere espiritualidade e ordem. As pessoas que usam essa cor refletem um desejo de paz e quietude, tranquilidade e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.
VIOLETA
Ou as pessoas odeiam ou elas amam... Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral. Quem prefere o violeta é claramente sensível e delicado. O violeta é uma cor feminina, transmitindo misticismo, identificação cósmica, intimidade sensível, encantamento e irrealidade. O uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade.
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor mono cromática, pode cansar. Quando usado com o amarelo estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade. Reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Essa é a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. Sua força tranquilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.
O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.
 LILÁS
Significa espiritualidade e intuição.
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor mono cromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
Magenta
Decoração: Essa cor é extremamente animadora. É viva e dramática; sua presença causa boa impressão no ambiente doméstico, especialmente em espaços amplos. O uso dessa cor pode inspirar as pessoas e encorajá-las a tomar iniciativas. Portanto, indicada para ambientes de negócios. O magenta combina bem com o verde - essas duas cores se intensificam mutuamente.
Cromoterapia: vestir roupas dessa cor gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade. Ela estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão. Transmite uma mensagem sexual poderosa, que pode ser manipuladora num nível sutil. Se você gosta de vestir-se com essa cor, isso pode indicar que quer expressar sua sensualidade. A mais refinada e sutil dentre todas as cores, o magenta transmuda desejo em seus equivalentes físicos. Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressar o idealismo em sua forma mais pura.
Feng-Shui: A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em consequência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma de suas características, junto com grande compaixão. O magenta é uma cor protetora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.
Púrpura
Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.
 Ativas emoções básicas, de maneira que podemos nos sentir muito emotivos e reagir de acordo.
Violeta clara Sendo uma cor etérea, o violeta pode ser usado com outras cores, mas não deve ser usado como cor principal no ambiente. Ele cria uma falta de base e, com o tempo, a pessoa se desinteressaria pelo mundo ao seu redor.
Roxa Cor do ser intelectual, sensível, intuitivo, compreensivo, acolhedor.
  
VERMELHO
Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. Vestir-se de vermelho também pode indicar sexualidade vigorosa.
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade. É uma cor que Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraído porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade. O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. Aspectos favoráveis: o vermelho sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.
Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
Rosa
O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
 Decoração: Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitir que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.
Cromoterapia: A cor rosa está associada ao carinho, ao relaxamento, a afetividade e a maternidade. O amor matizado pela constância, sangue frio, moderação e prudência. Diz-se que o rosa representa o amor e a sabedoria. O cor-de-rosa proporciona calor; seus tons mais pálidos podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm um efeito positivo, e sob a sua influência as pessoas tornam-se ativas e desejosas de progresso. Combate à apatia e a indiferença pela vida.
Rosa salmão Cor que significa a vibração do amor universal e do amor por si mesmo. Está associado à felicidade e à harmonia.
 Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão
O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.



As cores que descrevemos acima é basicamente alguns tons que usaremos para o projeto.Colocamos os significados das cores para que tenham uma idéia porque escolhemos estes tons e qual o efeito que dará no quarto. 

A Reforma:

O quarto da cliente está com as paredes ainda em alvenaria, o piso em cimento queimado com cera casira verde, sem porta, janela veneziana na cor original. Os móveis desposto de forma comfusa e não combinando os estilos ( 1 cama de solteiro envernizada, 1 guarda roupa de 2 portas em madeira coberto por colagens, 1 comoda  infantil, 1 tabuá de passar roupa e uma estante de cabeleleiro rosa). Como na foto abaixo:


Descrição:

( paleta de cores da coral tema 2012)


 Piso:

No piso pintaremos com tinta para piso com uma das cores abaixo ou colocaremos ceramica que combine com o tema.

Cores: Azul formal, preto luminária e marrom trufa.

 Paredes:

Iremos rebocalas e pinta-las nas cores abaixo.

Cores: Vista do lago e brilho estelar.



Porta e a janela:

No caso da porta opitamos  por cortinas em camadas de tule e  garrafa pet para dar mais espaço onde abreria a porta e  dar um ar mistico ao local a janela manteremos pintando nas cores da decoração, usaremos o mesmo tipo de cortina  e faremos um detalhe em stencil na cor dourada imitando e janelas indianas. Como nas idéias abaixo:


STENCIL PARA  A PORTA  E A JANELA              





CAMADAS DE CORTINAS
 





CORTINA DE PET


Móveis:


Cama

A cama de solteiro será substituída por uma de casal feita de pallets na cor azul com uma cabeceira capitonê camurça azul ou purpura, com uma tenda de setim e luminárias, inspiradas nas idéias abaixo:



CABECEIRA  CAPITONÊ




CAMA DE PALLETS...   





TENDA  COM LUMINÁRIAS
 



Guarda  Roupa

O guarda roupa como ele é de madeira iremos  reaproveita-lo como uma sapateira restaurando ele e acrescentando prateleiras. Como exemplo abaixo:

 
                       DEPOIS  SAPATEIRA                                                                    GUARDA ROUPA  ANTES          



A como da além de ser infantil e não combinar com a decoração ela está em péssima estado, trocaremos por um guarda roupa 3 portas como o modelo abaixo;

GUARDA ROUPA NO LUGAR DA COMODA
 


Cores dos obejetos: Vinho de mesa, vermelho escuro – vibrante, castanha do pará.


Tábua de passar:

Colocaremos em outro lugar, afinal ali não é o lugar dela.

estante de cabeleiro:

trocaremos por uma estante fixa na parede feita de caixotes como a abaixo: 

Exemplos dos objetos decorativos que serão utilizados para climatizar melhor o quarto:



Oganização:    










Logo continuação do projeto


Decoradora de ambientes: Mariah Fernand.